29 de abr. de 2012

Os perigos de mexer demais no Windows

“Se não está quebrado, não tente consertar”. Fuçar o sistema em busca da solução de um problema pode causar problemas ainda maiores, tenha cuidado e pense antes de agir.

Os cursores do mouse ocupam só 2 MB. Deixe-os em paz!

Nota um padrão comum? O Windows é um sistema tão modificável que às vezes os usuários exageram ao lidar com ele.

O primeiro usuário, que já estava rodando uma outra ferramenta de segurança, tentou consertar um problema que não existia. É verdade que o utilitário anti-rootkit não deveria ter danificado o sistema, mas é sabido que software de segurança em excesso pode causar problemas.

E apagar cursores do mouse e papéis de parede? Pra quê? É verdade que os papéis de parede consomem espaço em disco, mas hoje em dia é uma quantidade ínfima e eles não afetam de forma alguma o desempenho do PC. E apagar os cursores, embora seja algo a princípio inofensivo, poderia prejudicar o Windows de formas inesperadas. Há zero motivos para fazer isso.

E devemos também, fazer backups regulares. Você nunca sabe quando um utilitário anti-rootkit - que você nem deveria ter instalado, pra começo de conversa - vai sair de controle e transformar seu PC em peso de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário